Após terem vivido um profundo encontro com Deus, alguns jovens brasileiros do estado de Minas Gerais, sentiram no coração um grande desejo de anunciar a outros este amor que haviam recebido. Começaram assim a reunir-se para rezar, fazer pequenas missões, e pouco a pouco esse ardor missionário foi confirmado nos seus corações, em especial, vendo nascer esse mesmo sentimento naqueles a quem a Boa Nova era anunciada.
Foi desta forma que sob a condução e acompanhamento do Bispo diocesano, em 1995 o grupo de jovens se transformava em uma nova comunidade, tendo como carisma o anúncio da pessoa de Jesus Cristo ao mundo, em especial a jovens e a famílias.
É reconhecida como “Associação Privada de Fiéis Leigos” e diretamente seguida pelo Dicastério para os Leigos, a Família e a Vida.
Formada por sacerdotes, leigos e leigas consagradas e famílias.
Atualmente, presente em 10 países, a Comunidade desenvolve a sua missão através de diversos meios, entre os quais destacamos:
Guiados sob a proteção da Virgem de Fátima, a quem a Comunidade é consagrada, e iluminados pelo farol dos pais espirituais São Francisco de Assis e Santa Teresinha, os membros da Comunidade desejam viver fielmente a sua missão, para que Jesus Cristo seja conhecido e amado em toda a face da terra.